terça-feira, 26 de abril de 2011

Sustentabilidade na empresa: por onde e como começar ? – Participação de Rosangela Bacima.

Sustentabilidade é um tema novo no nosso dia a dia e das empresas, é até natural associá-la apenas à preservação ambiental. Mas é muito mais que isso. Numa visão empresarial e numa linguagem simples, sustentabilidade é fazer negócios e ganhar dinheiro desenvolvendo as pessoas e protegendo o ambiente.

 Fácil, não? De forma alguma... este é o grande desafio das empresas hoje: incorporar essa idéia, ter uma nova postura e principalmente, visão de futuro. Com sustentabilidade, o lucro imediato pode até ser um pouco menor, mas é certo que será contínuo e até maior em médio e longo prazos.

É apostar pra ver. E fazer todo mundo lucrar com isso.

A reflexão sobre o termo e sua forma eficiente e ponderada de aplicá-lo ao universo empresarial é de Rosangela Bacima, psicóloga, pós graduada e mestre em Administração de Empresas. Especialista em Desenvolvimento Organizacional, Gestão Sustentável, Responsabilidade Corporativa e Investimento Social Privado, hoje Sócia Diretora da RB -Responsible Business – www.rbrb.com.br

Com vasta experiência na área, Rosangela, por 25 anos, ocupou posições executivas nas áreas de Recursos Humanos e Sustentabilidade, e recentemente, a consultora publicou um artigo bastante interessante sobre o tema na Revista América Economia. Traçando uma sequencia de passos, sem a pretensão de definir uma cartilha, como ela mesma diz, Rosangela nos beneficia com uma orientação detalhada e eficiente.

“Sustentabilidade é um objetivo para qualquer tipo de empresa e está no centro do negócio. Não é preciso deixar para depois ou esperar que outras prioridades estejam resolvidas para então pensar a respeito. O momento certo para implantar é agora. Os benefícios serão reais e crescentes. Tudo isso, porém, é uma questão de decisão, portanto, é começar para ver. Aí vem o primeiro impasse: como começar?”

E foi essa a pergunta que nos motivou a conversar com a consultora Rosangela e trazer seu posicionamento e importante contribuição aos leitores do blog do Participe & Recicle.

Fazemos o convite à leitura do artigo na íntegra (aqui) e reinteramos à Rosangela Bacima o convite a novos conteúdos e posts voltados ao assunto, tão pertinente no momento e interessante aos empresários e equipes de profissionais que buscam uma verdadeira sustentabilidade a longo prazo.

No Grupo Pão de Açúcar, Rosangela Bacima constituiu e foi Diretora Executiva do Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano e Diretora de Responsabilidade Sócio-Ambiental. Atua também como Docente em cursos de Pós Graduação e MBA Executivo em instituições como o Instituto Mauá de Tecnologia, ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing e Universidade Metodista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário