terça-feira, 15 de março de 2011

Lâmpada: qual é a escolha certa?

Por mais que o assunto seja bem recorrente nas mídias, há quem ainda fique com dúvida ao adquirir novas lâmpadas para casa ou ambiente de trabalho. Não é mesmo?

Qual é a lâmpada mais eficiente? Ou seja, aquela que melhor ilumina, tem maior durabilidade e ainda poupa energia?

• As lâmpadas incandescentes são aquelas menores e que iluminam menos, pois 80% da energia utilizada nela é transformada em calor e apenas 15% gera luz, ou seja, gasta mais energia e ilumina mesmo, por menos tempo.

"A idéia básica por trás destas lâmpadas é simples. A eletricidade corre pelo filamento, e por ele ser muito fino, oferece uma boa quantidade de resistência para a eletricidade que transforma a energia elétrica em calor. O calor é suficiente para fazer com que o filamento fique branco. Esta parte "branca" é a luz. O filamento brilha devido ao calor: ele incandesce."(1)

• As lâmpadas fluorescentes e as fluorescentes compactadas funcionam de outra maneira e consomem menos energia e duram até 6 vezes mais que as incandescentes.

Fique atento:  A lâmpada fluorescente produz menos calor, portanto, é muito mais eficaz. Uma lâmpada fluorescente consegue produzir entre 50 e 100 lúmens por watt, o que a torna de quatro a seis vezes mais eficaz do que as lâmpadas incandescentes. É por isso que você pode comprar uma lâmpada fluorescente de 15 watts, que produz a mesma quantidade de luz, que uma lâmpada incandescente de 60 watts. (2)

Será que a próxima compra de lâmpadas será mais fácil?

Mas tem um lembrete ainda mais importante: Sempre que possível, opte pela luz natural! Mantenha janelas e cortinas abertas ao longo do dia.


Fonte (1 e 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário